11 maneiras de optimizar a sua embalagem

2014/05/28
Antalis Embalagem Industrial oferece aos seus clientes industriais de todo o mundo soluções de embalagem profissional de primeira qualidade graças ao seu conceito de logística altamente desenvolvido. A empresa conta com uma sólida trajectória no âmbito das soluções de embalagem individuais e personalizadas.

Um grande número de empresas continuam ainda sem aproveitar plenamente o potencial que lhes é oferecido para optimizar as suas embalagens. E no entanto, muitas vezes apenas são necessários pequenos ajustes para conseguir uma poupança significativa. O termo optimização não abrange apenas os aspectos económicos das embalagens, mas também os seus aspectos ergonómicos e ecológicos. Então, como se pode optimizar a embalagem?

1. O consumo de material de embalagem pode ser reduzido, por exemplo, através da utilização de embalagens reutilizáveis ou reduzindo o tamanho das caixas disponíveis.

2. A ergonomia da sala de manipulação pode ser melhorada através da instalação de mesas de embalagem reguláveis em altura, a utilização de lugares sentados e máquinas de embalagem para tornar o trabalho mais fácil.

3. Pode conseguir-se uma qualidade homogénea da embalagem através da utilização de máquinas de retractilizar ou de cintar totalmente automatizadas, por exemplo.

4. O processo de embalagem pode ser reduzido utilizando embalagens pré-montadas ou através da utilização de máquinas de embalagem.

5. Os stocks de embalagem podem ser reduzidos, por exemplo, através de operações de entrega just-in-time ou ter disponíveis fornecedores para o armazenamento dos materiais.

6. Os custos secundários de embalagem podem ser reduzidos atribuindo a gestão de armazém a um fornecedor ou através da criação de acordos macro.

7. Os resíduos de embalagem podem reduzir-se mediante a utilização de embalagens reutilizáveis, por exemplo.

8. A variedade de embalagens pode reduzir-se através da utilização de embalagens flexíveis, adequadas para vários tipos de produtos.

9. Os danos causados pelo transporte podem ser evitados mediante a utilização de indicadores de transporte.

10. Os roubos também podem ser evitados utilizando cintas de embalagem à prova de manipulações, filme extensível impresso/opaco ou cinta impressa.

11. Para respeitar o meio ambiente, podem utilizar-se embalagens fabricadas com materiais reciclados ou que contenham uma percentagem de material reciclado. Também se pode substituir o plástico por papel.